PRODUTOS



SONHOS, ÁGUA, TERRITÓRIO E MULHERES EM CABO VERDE

Este video reportagem foi produzida pela jornalista brasileira Eliza Capai para ser exibida na TV do Brasil. Durante o primeiro semestre de 2010 a jornalista viajou por vários países africanos em busca de histórias de mulheres nos seus territórios. Em Cabo Verde, este projeto dialogou com o CIDLOT e em conjunto trazem a público um tema para re­flexão sobre a importância da água como estruturante do quotidiano das mulheres cabo-verdianas. Num país com profunda escassez deste recurso natural, são as mulheres as grandes responsáveis pelo abastecimento de água no espaço doméstico, percorrendo o território diariamente para abastecer as suas famílias. Em diversos bairros da cidade da Praia, a jornalista acompanhou a trajetória de várias mulheres e meninas nesses percursos. Neste vídeo, apresentamos a história da pequena Windia, moradora do bairro do Inferno (alto Bela Vista) que compartilha conosco o seu sonho de Cinderela: ter uma casa completa. Ela conta-nos a sua história enquanto vai e volta com o balde de água. Com a brevidade de uma reportagem, expomos fatores essenciais para a melhoria da qualidade de vida e emancipação das mulheres em Cabo Verde: água, moradia e território.


ARTE, OCUPAÇÃO, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

 Este vídeo regista a oficina Arte.Ocupação de Território.Desenvolvimento Local organizada pelo Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território da Universidade de Cabo Verde, em Julho de 2009, nas cidades da Praia e Mindelo. O evento trouxe para o país cinco convidadas internacionais: Dominique Malaquais (Centre d’Etudes du Monde Africaine/França), Celia Antonacci (Universidade Estadual de Santa Catarina/Brasil), Kadiatou Diallo (Artista e Educadora /África do Sul), Nazia Parvez (Documentarista/Serra Leoa), Nele Azevedo (Artista Visual/Brasil) e que juntamente com os atores locais Associação Abi-Djan (Santiago) e Atelier Mar (São Vicente) colaboraram para refletir sobre novas abordagens e possibilidades de atuação no território por meio das artes visuais.  Ao promover uma série de debates sobre desenvolvimento local e território, a Universidade de Cabo Verde, através do CIDLOT, vem trilhar um importante papel no cenário da investigação nacional ao mesmo tempo em que se posiciona internacionalmente sobre questões contemporâneas.



BIBLIOTECA DIGITAL

 Com vistas a incentivar a investigação científica na comunidade acadêmica, o CIDLOT compilou e organizou um acervo digital com quase 500 títulos científicos. Deste modo, obras de autores de referência como Foucault, Boaventura Santos, Roberto da Matta, Anthony Giddens, e importantes trabalhos sobre gênero, arte, colonialismo, África e outros, são facilmente acessíveis. Ao compilar e publicar esta biblioteca digital, o CIDLOT vem cumprir sua missão, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da investigação científica em Cabo Verde.



 

0 comentários :

Enviar um comentário